Projeto Pedagógico Institucional
O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) representa o conjunto das políticas educacionais que visam o ensino e aprendizagem de qualidade, conforme a missão institucional da UFRA.
Além da observância às Diretrizes Curriculares Nacionais, o PPI estabelece os princípios filosóficos, pedagógicos e teórico-metodológicos gerais que norteiam as práticas acadêmicas da instituição para todos os cursos e modalidades de ensino de graduação. Portanto, o PPI da UFRA, que não é apenas um instrumento burocrático para cumprimento das exigências normativas, e sim uma política com diretrizes educacionais voltadas às reflexões e ações a respeito da Universidade atual e futura; apresenta-se nesse documento, as premissas que deverão orientar as políticas curriculares, que serão consolidadas em Projeto Pedagógico de Curso (PPC)da UFRA para múltiplas ações de Programas e Projetos Educacionais com participação coletiva e formulação de normas institucionais.
PPI VIGENTE
- Errata do PPI - versão 2022 - Resolução nº 752 de 11 de abril de 2023 - Aprova “ad referendum” as alterações no PPI – Projeto Pedagógico Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia.
- Projeto Pedagógico Institucional - Verão 2022 - Pós - Errata
- Anexo I do PPI (Instrução Normativa n° 1/2023/Proen - Procedimentos para criação, elaboração, atualização e encaminhamento de PPC - ajustada); Anexo II do PPI (Template de PPC – versão editável - ajustado);
- Anexo III do PPI (Instrução Normativa n° 2/2023/Proen - Minuta de Portaria de NDE);
- Anexo IV do PPI (Instrução Normativa n° 3/2023/Proen - Equivalência de múltiplo de 17h para 15h).
Registros sobre a Comissão de Atualização do PPI e Regrad/Ufra (versão 2022)
O PPI e o Regulamento de Ensino (versão 2022) foram elaborados a partir de um amplo processo de discussão entre os representantes das diferentes categorias e unidades administrativas da Universidade, em reuniões gerais e setoriais, e também por meio da realização de duas consultas públicas.
Reuniões de trabalho:
Foram realizadas 10 reuniões com os integrantes da comissão técnica, 4 reuniões com os membros da comissão discente e 9 reuniões setoriais com servidores de Instituto/Campus (para socialização da minuta).
A comissão foi designada por meio da Portaria Nº 63/Proen, de 21 de junho de 2022, atualizada pela Portaria Nº 93/Proen, de 26 de Julho de 2022 e Portaria Nº 171/Proen, de 09 de novembro de 2022.
A participação dos discentes foi validada pela Portaria n°170/ Proen, de 09 de novembro de 2022. Foram nomeados estudantes com representação nos colegiados de instituto/campus e de cursos.
Primeira Consulta pública: de 14 de setembro a 1 de outubro de 2022
Link para contribuições: Clique aqui!
Segunda Consulta pública: de 3 a 12 de novembro de 2022
Link para contribuições: Clique aqui!
- Encaminhamento do PPI e Regulamento de Ensino (versão 2022) ao Consepe:
Processo - 23084.022966/2022-34
Trabalhos desenvolvidos após a aprovação dos documentos (PPI e RE -2022)
Portaria n° 25 / 2023 – PROEN - Comissão de Apoio à Elaboração e Atualização de Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de graduação da Ufra, de competência do Núcleo Docente Estruturante (NDE)
Portaria n° 97 / 2023 – PROEN - Comissão de Apoio à Elaboração e Atualização de Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de graduação da Ufra, de competência do Núcleo Docente Estruturante (NDE) - FASE II
- Processos de encaminhamento de Erratas ao Consepe (ano 2023):
PPI - 23084.007335/2023-76
Regulamento de Ensino - 23084.007336/2023-11
VERSÕES ANTERIORES DO PPI
Redes Sociais