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Combate a Retenção e Evasão

Publicado: Quinta, 15 Junho 2023 19:25 | Última Atualização: Quinta, 15 Junho 2023 19:37 | Acessos: 2209

PROGRAMA INSTITUCIONAL PARA ENFRENTAMENTO E REDUÇÃO DA RETENÇÃO E EVASÃO NA UFRA - PIERRE/UFRA

O PROGRAMA INSTITUCIONAL PARA ENFRENTAMENTO E REDUÇÃO DA RETENÇÃO E EVASÃO NA UFRA - PIERRE foi instituído pela Resolução nº 349, de 12 de abril de 2023, do Conselho Superior da UFRA - CONSUN.

É o conjunto de políticas, estratégias e ações institucionais para redução dos índices de retenção e evasão na UFRA.

A Retenção e a Evasão representam a permanência prolongada e o desligamento (espontâneo ou compulsório) definitivo do estudante do ensino superior. Tais situações representam forte entraves ou fracassos na formação profissional, provocando desperdícios de recursos e ineficácia no cumprimento da missão institucional.

São objetivos do Programa Institucional para Enfrentamento e Redução da Retenção e Evasão na UFRA - PIERRE/UFRA:

I - Consolidar a política de enfrentamento e combate a retenção e evasão;

II - Produzir base de dados que subsidie decisões e ações para o combate e a redução da retenção e evasão;

III - Mobilizar e envolver a comunidade acadêmica nas temáticas da retenção e evasão;

IV - Planejar e garantir a realização de ações estruturadas e perenes que visem à diminuição da retenção e evasão;

V - Integrar os diversos órgãos e setores da UFRA para tratar as temáticas da retenção e evasão;

VI - Identificar e incentivar as boas práticas já existentes na instituição;

VII - Monitorar e avaliar as ações realizadas.

 

COMISSÃO PERMANENTE PARA ACOMPANHAMENTO E COMBATE DA RETENÇÃO E EVASÃO

Para a coordenação dos trabalhos no Programa, foi instituída a Comissão Permanente para Acompanhamento e Combate da Retenção e Evasão (CPACRE): Grupo de Trabalho (GT) multidisciplinar, organizado e atuante nas unidades, atribuído de discutir, propor e executar políticas, estratégias e ações institucionais para o enfrentamento da retenção e evasão na UFRA. A comissão é composta por docentes, técnicos administrativos e discentes de graduação.

 

METAS E AÇÕES DE ENFRENTAMENTO A RETENÇÃO E EVASÃO

Para alcançar os objetivos no âmbito do PIERRE/UFRA são definidas as 46 metas e ações nos principais eixos de enfretamento da retenção e evasão, descritas a seguir:

EIXO/META/AÇÃO

PRAZO/

FREQUENCIA

RESPONSABILIDADE

EIXO 1 – PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO NO ENFRENTAMENTO A RETENÇÃO E EVAÇÃO

 

1

Capacitação continuada e adoção de fórum permanente de debates das questões pedagógicas nos institutos e campi da UFRA.

Curto/

Permanente

DDP/PROEN; DCAD/PROGEP; Gerência Acadêmica; Coordenação de Curso; NDE; CPA; Membros Locais da Comissão (CPACRE )

2

Elaboração da agenda permanente de capacitação pedagógica, em relação à evasão e retenção, incluída nos calendários de capacitação.

Curto/Anual

DDP/PROEN; DCAD/PROGEP; CPACRE

3

Planejamento Anual da Comissão Permanente para Acompanhamento e Combate da Retenção e Evasão (CPACRE).

Curto/Anual

CPACRE

4

Definição da metodologia de acompanhamento de evadidos e retidos.

Curto/Anual

CPACRE

5

Estabelecimento das métricas para avaliação do impacto das ações desenvolvidas nos índices de evasão e retenção nas unidades  acadêmicas.

Curto/Anual

CPACRE

EIXO 2 – INDICADORES NA GRADUAÇÃO

6

Avaliação das formas de ingresso e o desempenho dos ingressantes em relação da retenção e   evasão.

Médio/Anual

PROEN; PROPLADI; Coordenações; NDEs; CPA e Membros Locais da Comissão (CPACRE )

7

Implementação de Relatórios de Consulta no SIGAA específicos à elaboração de ações voltadas à análise e o enfrentamento da evasão e  retenção.

Curto/Anual

Controle Acadêmico/PROEN; STIC; CPACRE

8

Perfil e motivação do estudante: ingressante, retido, tracado/afastado, evadido por curso em cada Campus UFRA, de forma que seja possível a percepção das dificuldades individuais e de grupos vulneráveis .

Médio/Anual

CPACRE; PROEN; PROPLADI; PROAES; CPA

9

Levantamento das bases de dados, Censo da Educação e relatórios acadêmicos do SIGAA, nos níveis micro (do curso) e meso (da IES), no que tange aos quantitativos e perfis de alunos ativos, matriculados, concluídos, trancados, reprovados, cancelados, tranferidos, índices de retenção, índices de evasão, taxas de sucesso, e demais indicadores.

Médio/Anual

CPACRE; PROEN; PROPLADI; PROAES; CPA; STIC; Coordenações de Curso; NDEs

10

Geração de Relatórios de Monitoramento (RM).

Médio/Semestral e Anual

CPACRE

EIXO 3 – ENFRENTAMENTO DA RETENÇÃO E EVASÃO

11

Estabelecimento e execução de ações institucionais para o acolhimento aos estudantes ingressantes e seu familiares.

Médio/Anual

DDP/PROEN; Coordenações de Curso; NDEs; Direção e Gerências Acadêmicas

12

Implementação do Nivelamento Elementar para o Ensino Superir – NES aos ingressantes.

Curto/Anual

DDP/PROEN; Coordenações de Curso; NDEs; Direção e Gerências Acadêmicas; CPACRE

13

Implementação de notificação automática pelo SIGAA, quando houver sinais de baixa frequencia do aluno, avisando-o e notificando o setor pedagógico do campus,  o NDE e o docente da disciplina. Informando na notificação o papel do setor pedagógico e da coordenação do curso, de forma que o aluno possa buscar orientação ou encaminhamento necessários.

Curto/Anual

Controle Acadêmico/PROEN; DDP/PROEN; Coordenações de Curso; NDEs; Setor Pedagógico do Campus; Direção e Gerências Acadêmicas; CPACRE

14

Elaboração de pesquisa com os estudantes (ingressantes,  regulares e evadidos), acompanhando seu desenvolvimento.

Curto/Anual

CPACRE

15

Desenvolvimento de um módulo no SIGAA para pesquisa com os estudantes, a partir dos pré-requisitos da CPACRE.

Longo/Anual

STIC; PROEN; CPACRE

16

Publicizar as ações que são realizadas no âmbito das unidades acadêmicas para o enfrentamento da evasão e retenção.

Médio/

Permanente

CPACRE; Coordenação de Curso; Direção e Gerências Acadêmicas

17

Propor e implementar uma metodologia para acompanhamento dos estudantes regulares, a fim de que seja possível analisar os motivos que conduzem à conclusão da graduação ou à evasão.

Médio/Anual

CPACRE

18

Elaboração de mídia digitais (áudios, vídeos, podcasts, etc), em linguagem acessível, para orientação discente sobre normas acadêmicas, funcionamento das bibliotecas, coordenação; serviçoes de assitência estudantil, setores administrativos, orientação acadêmica, etc.

Longo/

Permanente

 

Pró-reitorias; Coordenação de Curso; CPACRE

 

19

Discussão junto a gestão disposição orçamentária nas unidades acadêmicas, de forma a priorizar as questões relacionadas diretamente com a evasão e a retenção.

Curto/Anual

PROPLADI; CPACRE

20

Implementação e direcionamento das políticas de Estágios Obrigatório (ESO) e Não Obrigatório (ENO) para redução da evasão e retenção.

Médio/

Permanente

PROEX; PROEN; CPACRE

21

Avaliação do impacto dos programas de bolsas (ensino, pesquisa, extensão, assitência estudantil) no enfrentamento da evasão.

Curto/Anual

PROEN; PROEX; PROPED; PROAES; CPACRE

EIXO 4 – POLÍTICAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES

22

Mobilização dos NDEs para inserção das diretizes desta Resolução nas atualizações dos PPCs, com foco na redução evasão e retenção nos cursos.

Curto/

Permanente

NDEs, Coordenação de Curso; CPACRE

23

Reuniões periódicas (semestral) do NDEs com a CPACRE e PROEN para discutir os PPCs e sua relação com a evasão e retenção.

Curto/

Semestral

NDEs, CPACRE; DDP/PROEN

24

Discussão sobre Pré-requisitos entre os componetes curriculares dos cursos, avaliando a eficiência e necessidade de sua adoção, possibilitando a fluidez curricular e consequente redução da retenção e evasão.

Curto/

Permanente

NDEs, Coordenação de Curso; PROEN; CPACRE

25

Discussão sobre a adoção de ampla Equivalência de componetes curriculares dos cursos intra e inter campi, possibilitando a fluidez curricular e consequente redução da retenção e evasão.

Curto/

Permanente

NDEs, Coordenação de Curso; PROEN; CPACRE

26

Adoção de medidas para adequação da duração dos turnos de aulas, evitanto horários extermos, possibilitando frequência do aluno, e consequente redução da retenção e evasão.

Curto/

Permanente

NDEs, Coordenação de Curso; PROEN; CPACRE

27

Avaliação da Infraestrutura atual de Ensino, buscando possibilidades de melhorias, adequações e ampliações, como foco na qualidade, visando a redução da retenção e evasão.

Médio/ Permanente

NDEs, Coordenação de Curso; Direção e Gerencia Acadêmica; Prefeitura; PROEN; CPACRE

EIXO 5 – DIVULGAÇÃO, EXTENSÃO E RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

28

Elaboração efetivação de campanhas de divulgação para diferentes mídias,  promovendo os cursos e demais servisos da universidade, visando a atração social e redução da evasão na instituição.

Médio/ Permanente

PROEN; ASCOM; Coordenações de Curso; Direção de Campus/Institutos

29

Divulgação dos cursos (graduação e pós-graduação) e da instituição como um todo em escolas e na comunidade local, incluindo atividades que tragam a comunidade para  a Universidade.

Curto/ Permanente

PROEN; PROEX; PROPED; Direção; NDE/Coordenações de curso; Coordenações de programas, projetos, e eventos de extensão

30

Realização de feira vocacional (periodicidade anual) e feiras intinerantes em todos a regiões de influência dos campus da UFRA.

Curto/Anual

PROEN; PROEX; ASCOM; Coordenações de Curso; Direção de Campus/Institutos

EIXO 6 – SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

31

Propiciar a discussão sobre assuntos de natureza interpessoal (como o assédio moral e sexual), que podem estar relacionados à evasão.

Médio/ Permanente

PROEN; DSQV/PROGEP; PROAES; Coordenações de Cursos; CPACRE

32

Estabelecer Normativa Interna para o enfrentamento do assédio moral e sexual na instituição.

Médio/ Permanente

PROEN; DSQV/PROGEP; PROAES; Coordenações de Cursos; CPACRE

33

Discutir as possibilidades e condições orçamentárias para implementação de Moradia Estudantil.

Longo/Anual

CPACRE

34

Discutir as possibilidades e condições orçamentárias para implementação de Restaurante Universitário em todos Campi.

Longo/Anual

CPACRE

35

Discutir as possibilidades e condições reativação do Restaurante do Prédio Central (“Ruzinho”).

Médio/

Permanente

CPACRE; Prefeitura

36

Avaliação dos impactos do Restaurante Universitário na redução da evasão.

Médio/Anual

CPACRE; PROAES

37

Avaliação da rede de cantinas nos campi, em relação a custo e qualidade do alimento, e seus impactos na redução da evasão.

Médio/Anual

Institutos/Campi; Prefeitura; CPACRE

38

Avaliação da rede de assistência psicossocial no atendimento preventivo à evasão e retenção, bem como na atuação de capacitação dos servidores.

Curto/Anual

PROAES; CPACRE

39

Desenvolvimento de ações preventivas coletivas de caráter psicossocial com os discentes.

Médio/Anual

PROAES; CPACRE

40

Avaliação da possibilidade de implementação da assistência medico-ambulatórial aos estudantes.

Médio/

Permanente

PROAES; DSQV; CPACRE

41

Estabelecimento de parcerias (outras IES e rede municipal/estadual) para fornecer assistência fisica e mental aos estudantes e   servidores.

Longo/

Permanente

PROAES; DSQV; CPACRE

42

Avaliação da política e ações de acessibilidade e inclusão dos alunos.

Médio/Anual

PROAES; ACESSAR; Coordenação de Curso; NDE; CPACRE

43

 Avaliação das políticas de cotas de ações afirmativas e adoção de medidas de combate a retenção e evasão.

Médio/

Permanente

PROEN; Comissão Permanente de Políticas Afirmativas para Indígenas e Quilombolas da UFRA; DISD/PROAES; PROPADI; CPA; CPACRE

44

Avaliação dos efeitos das desigualdades etnicorraciais na permanência e conclusão do curso superior.

Médio/

Permanente

PROEN; Comissão Permanente de Políticas Afirmativas para Indígenas e Quilombolas da UFRA; DISD/PROAES; PROPADI; CPA; CPACRE

45

Criação de um programa permanente de aconselhamento/orientação aos alunos, foco na evasão.

Longo/

Permanente

Coordenação de Curso; NDE; PROAES; DDP/PROEN; ACESSAR; NEDAM; CPACRE

46

Promoção de campanhas contra o racismo e homofobia na instituição.

Médio/

Permanente

Diretoria de Inclusão e Diversidade DISD/PROAES

 

RESOLUÇÕES E PORTARIAS

Resolução nº 349, de 12 de abril de 2023

Portaria Comissão Permanente para Acompanhamento e Combate da Retenção e Evasão (CPACRE)

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