Combate a Retenção e Evasão
PROGRAMA INSTITUCIONAL PARA ENFRENTAMENTO E REDUÇÃO DA RETENÇÃO E EVASÃO NA UFRA - PIERRE/UFRA
O PROGRAMA INSTITUCIONAL PARA ENFRENTAMENTO E REDUÇÃO DA RETENÇÃO E EVASÃO NA UFRA - PIERRE foi instituído pela Resolução nº 349, de 12 de abril de 2023, do Conselho Superior da UFRA - CONSUN.
É o conjunto de políticas, estratégias e ações institucionais para redução dos índices de retenção e evasão na UFRA.
A Retenção e a Evasão representam a permanência prolongada e o desligamento (espontâneo ou compulsório) definitivo do estudante do ensino superior. Tais situações representam forte entraves ou fracassos na formação profissional, provocando desperdícios de recursos e ineficácia no cumprimento da missão institucional.
São objetivos do Programa Institucional para Enfrentamento e Redução da Retenção e Evasão na UFRA - PIERRE/UFRA:
I - Consolidar a política de enfrentamento e combate a retenção e evasão;
II - Produzir base de dados que subsidie decisões e ações para o combate e a redução da retenção e evasão;
III - Mobilizar e envolver a comunidade acadêmica nas temáticas da retenção e evasão;
IV - Planejar e garantir a realização de ações estruturadas e perenes que visem à diminuição da retenção e evasão;
V - Integrar os diversos órgãos e setores da UFRA para tratar as temáticas da retenção e evasão;
VI - Identificar e incentivar as boas práticas já existentes na instituição;
VII - Monitorar e avaliar as ações realizadas.
COMISSÃO PERMANENTE PARA ACOMPANHAMENTO E COMBATE DA RETENÇÃO E EVASÃO
Para a coordenação dos trabalhos no Programa, foi instituída a Comissão Permanente para Acompanhamento e Combate da Retenção e Evasão (CPACRE): Grupo de Trabalho (GT) multidisciplinar, organizado e atuante nas unidades, atribuído de discutir, propor e executar políticas, estratégias e ações institucionais para o enfrentamento da retenção e evasão na UFRA. A comissão é composta por docentes, técnicos administrativos e discentes de graduação.
METAS E AÇÕES DE ENFRENTAMENTO A RETENÇÃO E EVASÃO
Para alcançar os objetivos no âmbito do PIERRE/UFRA são definidas as 46 metas e ações nos principais eixos de enfretamento da retenção e evasão, descritas a seguir:
EIXO/META/AÇÃO |
PRAZO/ FREQUENCIA |
RESPONSABILIDADE |
|
EIXO 1 – PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO NO ENFRENTAMENTO A RETENÇÃO E EVAÇÃO |
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1 |
Capacitação continuada e adoção de fórum permanente de debates das questões pedagógicas nos institutos e campi da UFRA. |
Curto/ Permanente |
DDP/PROEN; DCAD/PROGEP; Gerência Acadêmica; Coordenação de Curso; NDE; CPA; Membros Locais da Comissão (CPACRE ) |
2 |
Elaboração da agenda permanente de capacitação pedagógica, em relação à evasão e retenção, incluída nos calendários de capacitação. |
Curto/Anual |
DDP/PROEN; DCAD/PROGEP; CPACRE |
3 |
Planejamento Anual da Comissão Permanente para Acompanhamento e Combate da Retenção e Evasão (CPACRE). |
Curto/Anual |
CPACRE |
4 |
Definição da metodologia de acompanhamento de evadidos e retidos. |
Curto/Anual |
CPACRE |
5 |
Estabelecimento das métricas para avaliação do impacto das ações desenvolvidas nos índices de evasão e retenção nas unidades acadêmicas. |
Curto/Anual |
CPACRE |
EIXO 2 – INDICADORES NA GRADUAÇÃO |
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6 |
Avaliação das formas de ingresso e o desempenho dos ingressantes em relação da retenção e evasão. |
Médio/Anual |
PROEN; PROPLADI; Coordenações; NDEs; CPA e Membros Locais da Comissão (CPACRE ) |
7 |
Implementação de Relatórios de Consulta no SIGAA específicos à elaboração de ações voltadas à análise e o enfrentamento da evasão e retenção. |
Curto/Anual |
Controle Acadêmico/PROEN; STIC; CPACRE |
8 |
Perfil e motivação do estudante: ingressante, retido, tracado/afastado, evadido por curso em cada Campus UFRA, de forma que seja possível a percepção das dificuldades individuais e de grupos vulneráveis . |
Médio/Anual |
CPACRE; PROEN; PROPLADI; PROAES; CPA |
9 |
Levantamento das bases de dados, Censo da Educação e relatórios acadêmicos do SIGAA, nos níveis micro (do curso) e meso (da IES), no que tange aos quantitativos e perfis de alunos ativos, matriculados, concluídos, trancados, reprovados, cancelados, tranferidos, índices de retenção, índices de evasão, taxas de sucesso, e demais indicadores. |
Médio/Anual |
CPACRE; PROEN; PROPLADI; PROAES; CPA; STIC; Coordenações de Curso; NDEs |
10 |
Geração de Relatórios de Monitoramento (RM). |
Médio/Semestral e Anual |
CPACRE |
EIXO 3 – ENFRENTAMENTO DA RETENÇÃO E EVASÃO |
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11 |
Estabelecimento e execução de ações institucionais para o acolhimento aos estudantes ingressantes e seu familiares. |
Médio/Anual |
DDP/PROEN; Coordenações de Curso; NDEs; Direção e Gerências Acadêmicas |
12 |
Implementação do Nivelamento Elementar para o Ensino Superir – NES aos ingressantes. |
Curto/Anual |
DDP/PROEN; Coordenações de Curso; NDEs; Direção e Gerências Acadêmicas; CPACRE |
13 |
Implementação de notificação automática pelo SIGAA, quando houver sinais de baixa frequencia do aluno, avisando-o e notificando o setor pedagógico do campus, o NDE e o docente da disciplina. Informando na notificação o papel do setor pedagógico e da coordenação do curso, de forma que o aluno possa buscar orientação ou encaminhamento necessários. |
Curto/Anual |
Controle Acadêmico/PROEN; DDP/PROEN; Coordenações de Curso; NDEs; Setor Pedagógico do Campus; Direção e Gerências Acadêmicas; CPACRE |
14 |
Elaboração de pesquisa com os estudantes (ingressantes, regulares e evadidos), acompanhando seu desenvolvimento. |
Curto/Anual |
CPACRE |
15 |
Desenvolvimento de um módulo no SIGAA para pesquisa com os estudantes, a partir dos pré-requisitos da CPACRE. |
Longo/Anual |
STIC; PROEN; CPACRE |
16 |
Publicizar as ações que são realizadas no âmbito das unidades acadêmicas para o enfrentamento da evasão e retenção. |
Médio/ Permanente |
CPACRE; Coordenação de Curso; Direção e Gerências Acadêmicas |
17 |
Propor e implementar uma metodologia para acompanhamento dos estudantes regulares, a fim de que seja possível analisar os motivos que conduzem à conclusão da graduação ou à evasão. |
Médio/Anual |
CPACRE |
18 |
Elaboração de mídia digitais (áudios, vídeos, podcasts, etc), em linguagem acessível, para orientação discente sobre normas acadêmicas, funcionamento das bibliotecas, coordenação; serviçoes de assitência estudantil, setores administrativos, orientação acadêmica, etc. |
Longo/ Permanente |
Pró-reitorias; Coordenação de Curso; CPACRE
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19 |
Discussão junto a gestão disposição orçamentária nas unidades acadêmicas, de forma a priorizar as questões relacionadas diretamente com a evasão e a retenção. |
Curto/Anual |
PROPLADI; CPACRE |
20 |
Implementação e direcionamento das políticas de Estágios Obrigatório (ESO) e Não Obrigatório (ENO) para redução da evasão e retenção. |
Médio/ Permanente |
PROEX; PROEN; CPACRE |
21 |
Avaliação do impacto dos programas de bolsas (ensino, pesquisa, extensão, assitência estudantil) no enfrentamento da evasão. |
Curto/Anual |
PROEN; PROEX; PROPED; PROAES; CPACRE |
EIXO 4 – POLÍTICAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES |
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22 |
Mobilização dos NDEs para inserção das diretizes desta Resolução nas atualizações dos PPCs, com foco na redução evasão e retenção nos cursos. |
Curto/ Permanente |
NDEs, Coordenação de Curso; CPACRE |
23 |
Reuniões periódicas (semestral) do NDEs com a CPACRE e PROEN para discutir os PPCs e sua relação com a evasão e retenção. |
Curto/ Semestral |
NDEs, CPACRE; DDP/PROEN |
24 |
Discussão sobre Pré-requisitos entre os componetes curriculares dos cursos, avaliando a eficiência e necessidade de sua adoção, possibilitando a fluidez curricular e consequente redução da retenção e evasão. |
Curto/ Permanente |
NDEs, Coordenação de Curso; PROEN; CPACRE |
25 |
Discussão sobre a adoção de ampla Equivalência de componetes curriculares dos cursos intra e inter campi, possibilitando a fluidez curricular e consequente redução da retenção e evasão. |
Curto/ Permanente |
NDEs, Coordenação de Curso; PROEN; CPACRE |
26 |
Adoção de medidas para adequação da duração dos turnos de aulas, evitanto horários extermos, possibilitando frequência do aluno, e consequente redução da retenção e evasão. |
Curto/ Permanente |
NDEs, Coordenação de Curso; PROEN; CPACRE |
27 |
Avaliação da Infraestrutura atual de Ensino, buscando possibilidades de melhorias, adequações e ampliações, como foco na qualidade, visando a redução da retenção e evasão. |
Médio/ Permanente |
NDEs, Coordenação de Curso; Direção e Gerencia Acadêmica; Prefeitura; PROEN; CPACRE |
EIXO 5 – DIVULGAÇÃO, EXTENSÃO E RELAÇÃO COM A COMUNIDADE |
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28 |
Elaboração efetivação de campanhas de divulgação para diferentes mídias, promovendo os cursos e demais servisos da universidade, visando a atração social e redução da evasão na instituição. |
Médio/ Permanente |
PROEN; ASCOM; Coordenações de Curso; Direção de Campus/Institutos |
29 |
Divulgação dos cursos (graduação e pós-graduação) e da instituição como um todo em escolas e na comunidade local, incluindo atividades que tragam a comunidade para a Universidade. |
Curto/ Permanente |
PROEN; PROEX; PROPED; Direção; NDE/Coordenações de curso; Coordenações de programas, projetos, e eventos de extensão |
30 |
Realização de feira vocacional (periodicidade anual) e feiras intinerantes em todos a regiões de influência dos campus da UFRA. |
Curto/Anual |
PROEN; PROEX; ASCOM; Coordenações de Curso; Direção de Campus/Institutos |
EIXO 6 – SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO |
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31 |
Propiciar a discussão sobre assuntos de natureza interpessoal (como o assédio moral e sexual), que podem estar relacionados à evasão. |
Médio/ Permanente |
PROEN; DSQV/PROGEP; PROAES; Coordenações de Cursos; CPACRE |
32 |
Estabelecer Normativa Interna para o enfrentamento do assédio moral e sexual na instituição. |
Médio/ Permanente |
PROEN; DSQV/PROGEP; PROAES; Coordenações de Cursos; CPACRE |
33 |
Discutir as possibilidades e condições orçamentárias para implementação de Moradia Estudantil. |
Longo/Anual |
CPACRE |
34 |
Discutir as possibilidades e condições orçamentárias para implementação de Restaurante Universitário em todos Campi. |
Longo/Anual |
CPACRE |
35 |
Discutir as possibilidades e condições reativação do Restaurante do Prédio Central (“Ruzinho”). |
Médio/ Permanente |
CPACRE; Prefeitura |
36 |
Avaliação dos impactos do Restaurante Universitário na redução da evasão. |
Médio/Anual |
CPACRE; PROAES |
37 |
Avaliação da rede de cantinas nos campi, em relação a custo e qualidade do alimento, e seus impactos na redução da evasão. |
Médio/Anual |
Institutos/Campi; Prefeitura; CPACRE |
38 |
Avaliação da rede de assistência psicossocial no atendimento preventivo à evasão e retenção, bem como na atuação de capacitação dos servidores. |
Curto/Anual |
PROAES; CPACRE |
39 |
Desenvolvimento de ações preventivas coletivas de caráter psicossocial com os discentes. |
Médio/Anual |
PROAES; CPACRE |
40 |
Avaliação da possibilidade de implementação da assistência medico-ambulatórial aos estudantes. |
Médio/ Permanente |
PROAES; DSQV; CPACRE |
41 |
Estabelecimento de parcerias (outras IES e rede municipal/estadual) para fornecer assistência fisica e mental aos estudantes e servidores. |
Longo/ Permanente |
PROAES; DSQV; CPACRE |
42 |
Avaliação da política e ações de acessibilidade e inclusão dos alunos. |
Médio/Anual |
PROAES; ACESSAR; Coordenação de Curso; NDE; CPACRE |
43 |
Avaliação das políticas de cotas de ações afirmativas e adoção de medidas de combate a retenção e evasão. |
Médio/ Permanente |
PROEN; Comissão Permanente de Políticas Afirmativas para Indígenas e Quilombolas da UFRA; DISD/PROAES; PROPADI; CPA; CPACRE |
44 |
Avaliação dos efeitos das desigualdades etnicorraciais na permanência e conclusão do curso superior. |
Médio/ Permanente |
PROEN; Comissão Permanente de Políticas Afirmativas para Indígenas e Quilombolas da UFRA; DISD/PROAES; PROPADI; CPA; CPACRE |
45 |
Criação de um programa permanente de aconselhamento/orientação aos alunos, foco na evasão. |
Longo/ Permanente |
Coordenação de Curso; NDE; PROAES; DDP/PROEN; ACESSAR; NEDAM; CPACRE |
46 |
Promoção de campanhas contra o racismo e homofobia na instituição. |
Médio/ Permanente |
Diretoria de Inclusão e Diversidade DISD/PROAES |
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