Políticas de Ações Afirmativas na UFRA
AÇÕES AFIRMATIVAS
As Políticas de Ações afirmativas da UFRA foram implementadas, inicialmente, com a adoção da Lei de Cotas nas universidades. Atualmente vigora em todos os Processos Seletivos para ingresso de alunos na UFRA (SISU, PROSEL, MOBIN e MOBEX).
Com aprovação da Resolução CONSAD nº 481, de 02 de agosto de 2021 foi instituída a Política de Ações Afirmativas específica para o ingresso de candidatos indígenas e quilombolas, assim como as diretrizes para ampliação e consolidação de políticas afirmativas de acesso aos cursos superiores da UFRA.
As cotas específicas para indígenas e quilombolas tem por objetivo implantar e reforçar ações que propiciem o acesso e a permanência desses povos aos direitos fundamentais, especificamente a educação superior, construindo estratégias de democratização da universidade por meio do acesso e da permanência até a conclusão dos cursos pelos discentes, inseridos em um ambiente livre de toda e qualquer prática de discriminação e preconceito etnicorracial.
Resolução nº 481 de 02 de agosto de 2021 - Institui a Política de Ações Afirmativas para discentes indígenas e quilombolas e estabelece diretrizes para esse fim no âmbito da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
Resolução nº 783 de 30 de junho de 2023 - Regulamenta o ingresso, como discentes dos cursos de graduação da UFRA, de refugiados, asilados políticos, apátridas e outros imigrantes beneficiários de políticas humanitárias do Governo Brasileiro.
Portaria Nº 469/2023 - REITORIA - Homologa a composição da Comissão para Implementação da Política de Ações Afirmativas para Discentes Indígenas e Quilombolas da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
Redes Sociais