NOTA DE ESCLARECIMENTO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
PRÓ-REITORIA DE ENSINO
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), vem esclarecer e corrigir informações que estão sendo erroneamente propagadas a respeito da proposta de inserção NÃO OBRIGATÓRIA de percentual EAD nos cursos presenciais da Ufra.
A proposta, que está sendo discutida na minuta do novo Projeto Pedagógico Institucional (PPI), tem sido amplamente debatida por comissão técnica, institutos e campi. Além disso, a proposta foi disponibilizada em Consulta Pública entre os dias 13 de setembro e 01 de outubro de 2022 no endereço: https://proen.ufra.edu.br/, onde significativa parcela da comunidade pôde opinar.
Vale esclarecer que a inserção de até 40% de EAD será OPCIONAL, ou seja, cada curso decide se irá adotar ou não. E caso seja aprovada em algum colegiado de curso - com representatividade de alunos, técnicos e docentes - a regra só valerá para os alunos ingressantes no processo seletivo seguinte.
Na Ufra, a norma já havia sido aprovada em 2020 pelo Consepe/Ufra, através da Resolução 552 de 31 de março de 2020, com base na Portaria MEC Nº 2.117 de 06 de dezembro de 2019. Neste contexto, o PPI apenas regulamenta, após aprovação em Consepe, uma norma já aprovada na instituição.
É importante pontuar que caso um curso opte por adotar qualquer percentual EAD, este deverá atender critérios rígidos de qualidade estabelecidos na política EAD da Ufra, tais como: metodologia consistente, Ambiente Virtual de Aprendizagem apropriado, além de Tecnologias de Informação e Comunicação adequados.
Por se tratar de uma importante política de ensino da nossa universidade, a gestão da Ufra trata o PPI com grande responsabilidade e compromisso com a melhoria do ensino, entendendo que um tema tão relevante não deve ser usado como pretextos diversos do objetivo institucional.
Pró-Reitoria de Ensino (Proen/Ufra)
Redes Sociais