Página inicial > Comunicados e Notas

Dia Nacional da Educação a Distância

Publicado: Sábado, 27 Novembro 2021 01:08 | Última Atualização: Sábado, 27 Novembro 2021 01:20 | Acessos: 715

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
PRÓ-REITORIA DE ENSINO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Em alusão ao Dia Nacional da Educação a Distância, 27 de novembro, conforme a Lei nº13.620 de 15/01/2018 (SG/PR), a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) parabeniza toda a comunidade acadêmica pelas ações de ensino, pesquisa e extensão que desenvolveram e desenvolvem, em meio à pandemia COVID-19, na continuação de suas atividades, possíveis, pela sensibilidade dos atores envolvidos e pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a concretização dos objetivos institucionais apesar das adversidades.

A política de educação a distância realizada na Ufra foi sendo construída para atender as demandas de uma sociedade interativa e conectada em suas diferentes formas e locais, que culminaram na criação do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), conforme Resolução nº61 de 17/03/2015 (CONSAD/UFRA); no credenciamento na modalidade a distância da Ufra, conforme Portaria nº202 de 03/02/2017 (MEC); na autorização do curso de Ciências Biológicas, licenciatura, na modalidade a distância, conforme Portaria nº102 de 14/02/2017 (SERES/MEC) e na adesão ao Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), conforme Termo de Adesão de 12/12/2017.

Tais percursos históricos da Educação a Distância na Ufra mostram um caminho trilhado para a implantação desta modalidade de ensino que incluem regulamentações associadas a práticas de capacitação docente e de tutores, sendo a implementação um processo contínuo e interdependente.

As necessidades atuais e emergentes, no entanto, impõem uma postura institucional rumo ao fortalecimento da EaD na Ufra; seja para avançar frente às ações como as políticas EaD em cursos presenciais (Ensino Híbrido), as de cursos institucionais em EaD (extensão, graduação e pós-graduação) e as de programas e projetos conveniados em EaD (como a UAB); seja nos atos regulatórios em futuro breve quanto ao recredenciamento e reconhecimento do curso de Ciências Biológicas com turmas em cinco polos UAB (Barcarena, Juruti, Muaná, Parauapebas e São Sebastião da Boa Vista).

A nova gestão da Ufra, portanto, neste dia simbólico da EaD no Brasil, ao parabenizar sua comunidade acadêmica pelos feitos, ressalta a importância de que a EaD na Ufra perpassa por um compromisso, não apenas da institucionalização da modalidade, mas por um compromisso com a qualidade dos indicadores de educação a distância e, para isto, no sentido de garantir a continuidade e renovação do credenciamento e reconhecimento do curso, em meio aos estudos e resultados que mostram grandes desafios para a manutenção da modalidade na Ufra; assim como, para garantir o avanço de demais cursos em bases sólidas de qualidade, está em reorganização geral a política institucional da UfraEaD vislumbrando, sobretudo, a qualidade do ensino.

E, você faz parte disso, Parabéns!

Belém, 27 de novembro de 2021.

Profa. Dra. Herdjânia Veras de Lima
Reitora da Ufra.

Prof. Dr. João Almiro Corrêa Soares
Pró-Reitor de Ensino/Ufra.

Profa. Dra. Rosa Ibiapina dos Santos
Direção – Núcleo de Educação a Distância/Ufra.