Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos de Ensino
Início do conteúdo da página

Formulário

Publicado: Quarta, 09 de Janeiro de 2019, 13h00 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2019, 18h19 | Acessos: 7462

Modelo para Cadastrar Projeto de Ensino:

Projeto de Ensino PETSSOMA

Este Projeto de Ensino tem como propósito aprimorar a capacidade didática dos petianos do PET Pesca e auxiliar os alunos do curso de Engenharia de Pesca, principalmente nas disciplinas do ciclo básico do curso, as quais são responsáveis pela maior retenção do curso na Unidade. Além de contribuir para maior interação da comunidade discente do curso com o grupo PET Pesca.

Projeto de Ensino Vivências Práticas em Sala de Aula

O intuito deste Projeto de Ensino é de o contribuir com novos olhares sobre a prática em sala de aula, ao trazer para o ambiente acadêmico profissionais de diversas áreas relacionadas ao curso de Engenharia de Produção, os quais demonstrarão de que forma certos assuntos abordados em sala de aula são efetivamente realizados no cotidiano de suas empresas. Tal projeto propiciará, por meio de palestras e dinâmicas de grupo etc, vários subsídios para complementar o conhecimento dos discentes; tornando a participação dos discentes do curso de Engenharia de Produção mais ativa, devido as conexões que serão criadas entre teoria e prática.

Projeto de Ensino Vivência Florestal

O Projeto de Ensino Vivência Florestal visa contribuir com o processo de formação profissional em Engenharia Florestal da UFRA, por meio de atividades teórico-práticas das principais linhas de atuação do Engenheiro Florestal. A proposta é possibilitar que os discentes do curso possam vivenciar, experimentar e treinar a atuação na Engenharia Florestal. Assim, serão oferecidos três ciclos de vivência (básico, intermediário e avançado) de acordo com o nível de conhecimento dos alunos.

Projeto de Ensino Dia Teórico do HOVET

O objetivo deste Projeto de Ensino é proporcionar aos residentes do HOVET – UFRA conhecimentos teóricos acerca dos temas que compõem as áreas da Residência Multiprofissional. Assim, palestras serão ministradas aos residentes e também aos treinandos do HOVET – UFRA em formato de evento, que ocorrerá durante a última sexta-feira de cada mês.

Projeto de Ensino Formação de agentes facilitadores em Gestão Comunitária e Manejo Florestal de recursos de Várzea

O objetivo desse Projeto de Ensino é capacitar discentes do curso de Engenharia Florestal, para que possam desenvolver atividades de implementação do Manejo Florestal Comunitário de modo estratégico e sustentável. Para isso, serão abordados temas de grande relevância para discussões e práticas de Manejo Comunitário, por meio de aulas teórico-participativas, que estimulem os participantes a desenvolverem o pensamento holístico a respeito da relação entre comunidade e a floresta e a função dos agentes na assistência deste processo.

Projeto de Ensino Introdução e Atualização em Ciência do Solo – IACS

Com este Projeto de Ensino “Introdução e Atualização em Ciência do Solo” espera-se fomentar o conhecimento no que tange a ciência do solo e despertar no discente o interesse nesta área de atuação. Assim, o projeto servirá de estímulo no estreitamento dos laços acadêmicos entre os demais cursos e o Grupo PET Solos, oferecendo aos novos discentes uma via de acesso mais dinâmica. 

Projeto de Ensino Gincana pelo Dia Internacional das Florestas Conhecendo a Floresta e a Engenharia Florestal

O objetivo desse Projeto de Ensino é envolver os alunos do primeiro semestre de Engenharia Florestal em práticas que são ministradas durante o curso, para que possam ter um primeiro contato e conhecimento acerca da atuação do profissional da Engenharia Florestal no mercado. Para isso, serão abordados temas de grande relevância nas discussões práticas de Engenharia Florestal, por meio de atividades teórico-participativas, que estimulem os participantes a ter uma visão mais abrangente acerca do curso. 

Projeto de Ensino I Jornada Pedagógica UFRA Capanema: Reflexões e Desafios da Profissão Docente

Este Projeto de Ensino tem como objetivo promover a formação continuada para os docentes da UFRA Capanema dentro de um visão global  e interdisciplinar dos aspectos que permeiam a educação, meditando temas emergentes que cosntituem a sociedade e despontam como desafios no cotidiano universitário, proporcionando um momento de amplo debate, referente a importância da utilização de práticas pedagógicas inovadoras e práticas metodológicas diversificadas.

Projeto de Ensino Nivelamento Elementar para Engenharia - NEPE

Este Projeto de Ensino tem como objetivo minimizar problemas como: evasão e níveis elevados de reprovação dos discentes já nos primeiros semestres do curso de graduação, priorizando, adotar métodos pedagógicas que possibilitem a reorientação do processo ensino-aprendizagem nas universidades, bem como o devido resgaste dos conteúdos não assimilados pelo aluno no decorrer do Ensino Médio. Isto será efetuado por meio da capacitação de alunos da UFRA, visando a construção de competências e habilidades necessárias à sua atuação no mercado de trabalho.

Projeto de Ensino I Colóquio de Forragicultura

O objetivo do Projeto de Ensino intitulado I Colóquio de Forragicultura consiste em proporcionar aos discentes dos cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia e, do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Produção Animal na Amazônia, a oportunidade de debater assuntos da forragicultura relacionando-os com suas respectivas áreas profissionais. Além disso, o referido projeto pretende fomentar a elaboração e exibição de estudos de caráter técnico científico na área.

Projeto de Ensino Formação Tecnológica do Laboratório de Computação Aplicada

A proposta deste Projeto de Ensino consiste em proporcionar, aos discentes dos cursos de informática da instituição, conhecimento das tecnologias mais atuais no desenvolvimento de sistemas. Visto que, existem várias tecnologias, linguagens de programação e/ou frameworks para o desenvolvimento de sistemas ou pesquisa padrão, que o discente quando participa apenas das disciplinas não tem acesso.

Projeto de Ensino de Nivelamento Acadêmico (PNA) da UFRA campus Capitão Poço

Este Projeto de Ensino tem como objetivo promover cursos de curta duração aos discentes da UFRA, campus Capitão Poço, nas áreas de Matemática, Português e Informática básica, na tentativa de reduzir a evasão e melhor a qualidade do ensino na instituição.

Projeto de Ensino Seminário Integrado de Biodiversidade Aquática – SIBAq

Este Projeto de Ensino visa atender as crescentes necessidades de divulgação de informações sobre o conteúdo do acervo zoológico da UFRA, apoiando a consolidação de sua coleção zoológica. Igualmente, o projeto tem como objetivo atender a demanda de aulas práticas e ao público visitante; buscando mostrar uma possibilidade para que os professores possam trabalhar a coleção zoológica de forma mais construtiva e motivadora para os alunos.

Projeto de Ensino Liga Acadêmica Paraense de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária

Este Projeto de Ensino busca difundir o conhecimento referente ao estudo e desenvolvimento científico da cirurgia e anestesiologia veterinária. A LapCAV através da organização de minicursos, aulas práticas, seminários, mesas redondas, palestras e visitas técnicas busca difundir o conhecimento acerca do estudo de áreas afins, tratando de temas atuais, permitindo a troca de experiências entre profissionais técnicos, pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação.

Projeto de Ensino PET Pra Sair

Este Projeto tem como objetivo geral apresentar de forma educativa e prática o funcionamento do curso de Engenharia de Pesca para tentar estimular a permanência dos calouros no curso. Essa atividade visa através do conhecimento ofertado pelos membros do grupo PET Pesca aumentar/estimular a vontade dos alunos em permanecer no curso (principalmente os alunos que escolheram engenharia de pesca como segunda opção no vestibular).

Projeto de Ensino Treinamento em enfermagem veterinária no ambiente cirúrgico

O projeto tem como objetivo desenvolver habilidades articuladas à situações-problema processadas e as demandas das atividades de integração ensino-trabalho, representando um espaço de inserção dos estudantes em cenários de trabalho em saúde animal em clínicas e hospitais veterinários.

Fim do conteúdo da página