Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programa Educação Tutorial - PET
Início do conteúdo da página

Programa Educacional Tutorial - PET

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2017, 14h58 | Última atualização em Segunda, 26 de Novembro de 2018, 19h26 | Acessos: 4203

APRESENTAÇÃO

O Programa foi criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES com o nome original de Programa Especial de Treinamento – PET, posteriormente, no final de 1999, teve sua gestão transferida para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – SESu/MEC, ficando sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior – DEPEM. Em 2004, passou a ser nomeado como Programa de Educação Tutorial.

Regulamentado pela Lei Nº 11.180, de 23 de setembro de 2005, e pelas Portarias MEC Nº 3.385, de 29 de setembro de 2005, nº 1.632, de 25 de setembro de 2006 e nº 1.046, de 07 de novembro de 2007, o PET destina-se a apoiar grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior - IES. O apoio pode ser concedido ao estudante bolsista até a conclusão da sua graduação e ao professor tutor por três anos, podendo ser prorrogável por igual período, conforme as normas do Programa.

O Programa é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente as necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Espera-se, assim, proporcionar a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.

As atividades extracurriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional quanto para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.

O Programa de Educação Tutorial possui, portanto, pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o compromisso de formar globalmente o aluno, assumindo assim a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade.

O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa.

 

Como implementar um Grupo PET? 

 

Grupos PET UFRA:
Manuais
 Legislação
Formulários

     Termos de Compromisso

  • Termo de Compromisso do Aluno
  • Termo de Compromisso do Tutor

     Custeio

Arquivos

 

Equipe e Contatos:
Nayara Mastub - Interlocutora do PET UFRA
+55(91) 99968-0130

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Fim do conteúdo da página