Programa Educacional Tutorial - PET

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2017, 14h58 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2019, 20h13 | Acessos: 12833

APRESENTAÇÃO

O Programa foi criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES com o nome original de Programa Especial de Treinamento – PET, posteriormente, no final de 1999, teve sua gestão transferida para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – SESu/MEC, ficando sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior – DEPEM. Em 2004, passou a ser nomeado como Programa de Educação Tutorial.

Regulamentado pela Lei Nº 11.180, de 23 de setembro de 2005, e pelas Portarias MEC Nº 3.385, de 29 de setembro de 2005, nº 1.632, de 25 de setembro de 2006 e nº 1.046, de 07 de novembro de 2007, o PET destina-se a apoiar grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior - IES. O apoio pode ser concedido ao estudante bolsista até a conclusão da sua graduação e ao professor tutor por três anos, podendo ser prorrogável por igual período, conforme as normas do Programa.

O Programa é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente as necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Espera-se, assim, proporcionar a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.

As atividades extracurriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional quanto para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.

O Programa de Educação Tutorial possui, portanto, pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o compromisso de formar globalmente o aluno, assumindo assim a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade.

O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa.

Como implementar um Grupo PET?

Processo de Recondução de Tutores - Resultado Preliminar

Grupos PET UFRA: